quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Culpa é das Estrelas




Resumo da dupla
Hazel Grace é uma jovem prestes a completar dezessete anos de idade e desde os treze sofre com um câncer na tireóide que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar.  Os médicos estão convencidos que ela está deprimida já que passa muito tempo pensando na morte, sendo assim ela é instruída a frequentar um Grupo de Apoio liderado por Patrick, o único adulto. Segundo Hazel, a única coisa que não fazia com que o grupo fosse um desastre era um menino chamado Isaac, com quem ela nunca conversava, que tem um câncer nos olhos, que o fez perder um olho e agora está prestes a lhe levar o outro.
Em uma quarta-feira, em vez de ir ao grupo de apoio cristão, Hazel está determinada a ficar em casa e assistir America's Next Top Model. Porém, depois da insistência de sua mãe, acaba indo assim mesmo. É nesse dia que ocorre a reviravolta da história de sua vida. Ela conhece Augustus Waters, um garoto com osteossarcoma em remissão e melhor amigo de Isaac. Em um aspecto os dois são muito diferentes: Augustus teme o esquecimento, após sua morte. O jovem teme não ser reconhecido e simplesmente desaparecer com o tempo. Guiado por esse pensamento o garoto se torna desesperado por deixar uma marca no mundo. Hazel, por outro lado, não se importa com isso. Hazel se vê como uma granada que pode explodir a qualquer momento e em seu ponto de vista quanto menos pessoas estiverem à sua volta quando ela finalmente explodir melhor, pois assim machucará quanto menos pessoas possíveis em sua partida. Com isso em mente, Hazel tem receio de se aproximar demais de Augustus. Além disso, ela vê o esquecimento como inevitável para todos. 
A menina aprendeu isso com Peter Van Houten, o autor de seu livro preferido “Uma Aflição Imperial” (UAI) sobre uma menina chamada Anna que tem um tipo raro de leucemia. O grande problema é que o livro acaba no meio de uma frase, como se Anna tivesse ficado doente demais para escrever ou tivesse morrido. Isso deixa Hazel afundada em curiosidade para saber o que aconteceu com os outros personagens da trama e ela escreve diversas cartas para Van Houten, mas ele nunca a responde. 
Ele se mudou dos EUA para a Amsterdã e nunca mais se ouviu dele, de qualquer livro que ele tenha publicado ou de qualquer entrevista que ele tenha dado. Ninguém sabe dele e uma das grandes angustias de Hazel é não saber o que acontece com a família de Anna depois que ela morre.  Depois de mostrar o livro a Gus, o garoto arranja um jeito de entrar em contato com a assistente de Van Houten e consegue um endereço de e-mail pelo qual Hazel pode se comunicar com o autor, onde ele deixa claro que o único modo de ele contar o que acontece é se eles se encontrarem pessoalmente. Depois de algumas complicações é o que acaba acontecendo. Hazel, Gus e a mãe dela acabam viajando para Amsterdã e juntos eles vão se apaixonando e aproveitando o pequeno infinito que a vida lhes reserva.

Sinopse:
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.

Elenco e Equipe:
Equipe:
Autor: John Green
Diretor: Josh Boone
Produtor: Wyck Godfrey e Marty Bowen
Atores:
Shailene Woodley: Hazel Grace
Ansel Elgort: Augustus Waters
Nat Wolff: Isaac

Observações:
O filme é uma adaptação do livro de romance “A Culpa é das Estrelas”, possui 126 minutos e foi lançado em 5 de junho de 2014.
Curiosidades:
Lançamento no Brasil: 9 de junho de 2014
Lançamento nos Estados Unidos:  6 de junho de 2014

Críticas:
O filme teve uma recepção positiva da crítica, com louvor indo para o bom desempenho de Woodley durante todo o filme. 

Bilheteria:
O filme provou ser bem sucedido comercialmente, com isso mantendo o ponto nº1 na bilheteria durante sua semana de estréia e tendo arrecadado mais de 280 milhões de dólares em todo o mundo.
Título: 
O título é uma variação de uma citação da peça Julio Cesar (ato I, cena II), de William Shakespeare: "The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves...", que em tradução livre significa "A culpa, querido Brutus, não está nas nossas estrelas, mas em nós mesmos...".
Curiosidades:
Antes da atriz Shailene Woodley ser escolhida, Hailee Steinfeld foi sondada para dar vida a Hazel Grace e Brenton Thwaites (o Príncipe de “Malévola”) foi cotado para interpretar Augustus Waters.
A personagem Hazel Grace existiu na vida real e foi inspirado na história da jovem Esther Earl, que faleceu aos 16 anos em agosto de 2010. Os pais dela fundaram a instituição “This Star Won’t Go” (“Essa estrela não se apagará”) para ajudar outras famílias com crianças com câncer.
Os jovens que participam do “grupo de apoio” no filme realmente já tiveram ou lutam contra o câncer.


Clique aqui para responder ao quiz!











Um comentário: